seprator

Gravura

seprator

services_thumb

 

Presente na produção artística desde meados do século XV, é uma técnica artística que consiste em talhar, escavar, corroer superfícies sólidas utilizando para isso ferramentas específicas.
Diferentemente do desenho, apresenta a possibilidade de reprodução artesanal por meio da impressão das imagens talhadas no suporte (a matriz, que pode ser de vários materiais os quais definem também a nomenclatura da técnica de gravura) sem perder, no entanto, a originalidade, visto que são cópias diretas da matriz original.
Todas as cópias produzidas por um artista são assinadas e numeradas normalmente nos cantos inferiores da impressão, com seguinte formato 1/100 (onde 1 é igual ao número da cópia e 100 é igual ao número de cópias impressas daquela gravura) por exemplo. Ou seja, quanto menor o número de cópias produzidas por um artista, maior seu valor.


Sobre o Curso
O curso/módulo Gravura do IADC foi desenvolvido como introdução e posterior aprofundamento das técnicas de gravura, oferecendo ao ingressante a possibilidade da experimentação e compreensão das ferramentas, suportes e técnicas.
Estudar, analisar e aprimorar métodos de criação e produção artísticos a medida que desenvolve sua própria linguagem expressiva na utilização da técnica.


Objetivo do Curso
O curso/módulo Gravura do IADC proporcionará ao ingressante a compreensão da gravura como linguagem artística específica, passando pelas técnicas mais tradicionais e a utilização das ferramentas e suportes pertinentes a cada uma de suas modalidades, bem como as formas de produção de impressões das cópias, tintas e papéis.
Durante os 06 meses oferecidos pelo módulo, o ingressante irá adquirir a capacidade de desenvolver, a partir de estudos e experimentações, sua própria produção e linguagem expressiva utilizando uma ou mais técnicas de gravura.


Pré-requisitos
– Ter concluído o Módulo de Desenho Básico;
– Preferencialmente acima de 15 anos;
– Dedicação, criatividade, persistência e paixão pela Arte.


Conteúdo Programático
• – O que é Gravura?;
• – Experimentações Iniciais;
• – Ferramentas e Suportes;
• – Xilogravura (madeira);
• – Linoleogravura (materiais sintéticos como couro e borracha);
• – Calcografia: Água-forte e Água-tinta (em metal);
• – Litografia (pedra);
• – Introdução a Serigrafia.

Endereço

Rua Paula Bueno, 639
Taquaral – Campinas -SP
Telefones:
19 3386-4974 /19 02103-9838

Horários

Horários
Segunda a Sexta:
09h00 às 18h00
Sábado:
09h00 às 13h00

Facebook

shape
Todos os diretos reservados - Instituto de Artes Darci Campioti