top of page

Artistas e suas Artes - Frank Frazetta

Foto do escritor: darci campiotidarci campioti

Atualizado: 27 de jun. de 2019



Frank Frazetta (9 de fevereiro de 1928 - 10 de maio de 2010) Frazetta nasceu e cresceu no Brooklyn, Nova York. Aos oito anos de idade, por insistência de seus professores, os pais de Frazetta o matricularam na Academia de Belas Artes do Brooklyn. Ele freqüentou a academia por oito anos sob a tutela de Michele Falanga, uma premiada artista italiana. Falanga foi atingido pelo talento significativo de Frazetta. As habilidades de Frazetta floresceram sob Falanga, que sonhava em enviar Frazetta para a Europa, às suas próprias custas, para continuar seus estudos. Infelizmente, Falanga morreu repentinamente em 1944 e com ele, seu sonho. Quando a escola fechou cerca de um ano após o falecimento de Falanga, Frazetta foi forçada a encontrar trabalho para ganhar a vida.

Aos 16 anos, Frazetta começou a desenhar para quadrinhos que variavam em temas: westerns, fantasia, mistérios, histórias e outros temas contemporâneos. Alguns de seus primeiros trabalhos foram em quadrinhos de animais engraçados, que ele assinou como "Fritz". Durante esse período, ele recusou ofertas de emprego de gigantes de quadrinhos como Walt Disney. No início dos anos 1950, ele trabalhou para a EC Comics, National Comics (incluindo o longa-metragem de super-heróis "Shining Knight"), Avon e várias outras empresas de quadrinhos. Muito de seu trabalho em quadrinhos foi feito em colaboração com os amigos Al Williamson e Roy Krenkel.


Através do trabalho nas capas de Buck Rogers para Famous Funnies, Frazetta começou a trabalhar com Al Capp em sua história em quadrinhos Li'l Abner. Frazetta também estava produzindo sua própria faixa, Johnny Comet na época, além de ajudar Dan Barry na faixa diária de Flash Gordon. Em 1961, após nove anos com a Capp, Frazetta voltou aos quadrinhos regulares. Tendo emulado o estilo de Capp por tanto tempo, o trabalho de Frazetta durante esse período pareceu um pouco estranho, já que seu próprio estilo lutava para ressurgir. O trabalho em quadrinhos para o Frazetta era difícil de encontrar, no entanto. Os quadrinhos mudaram durante seu período com Capp e seu estilo foi considerado antiquado. Eventualmente ele se juntou a Harvey Kurtzman fazendo a tira de paródia Little Annie Fanny na revista Playboy.

Em 1964, um dos anúncios da revista Frazetta chamou a atenção dos estúdios da United Artists. Ele foi abordado para fazer o poster do filme What's New Pussycat e ganhou seu salário anual em uma tarde. Ele fez vários outros cartazes de filmes (veja trabalhos notáveis). Frazetta também começou a produzir pinturas para edições em brochuras de livros de aventura. Sua capa para a coleção de espadas e feitiçaria Conan, o Aventureiro, de Robert E. Howard e L. Sprague de Camp (Lancer, 1966) causou sensação - inúmeras pessoas compraram o livro apenas para sua capa. Deste ponto em diante, o trabalho de Frazetta foi em grande demanda. Durante este período, ele também fez capas para outras edições em brochura de livros clássicos de Edgar Rice Burroughs, como os da série Tarzan e Barsoom (John Carter of Mars). Ele também fez várias ilustrações de caneta e tinta para muitos desses livros.


Desde então, a maior parte do trabalho de Frazetta tem sido comercial por natureza, fornecendo pinturas e ilustrações de itens como cartazes de filmes, até capas de livros e calendários. Muitas de suas pinturas são desclassificadas, mas ainda assim se tornaram altamente procuradas comercialmente.

O trabalho de Frazetta tem sido admirado por muitas personalidades de Hollywood. Os fãs de Clint Eastwood e George Lucas e amigos de Frazetta - encomendaram obras para alguns de seus projetos de filmes.

Uma vez que ele conseguiu uma reputação, os estúdios de cinema começaram a tentar atraí-lo para trabalhar em filmes animados. A maioria, no entanto, lhe daria participação apenas no nome - a maior parte do controle criativo seria detida por outros. Finalmente, no início dos anos 80, foi oferecido um contrato de cinema que lhe daria o maior controle criativo. Frazetta trabalhou com o produtor de filmes de animação Ralph Bakshi no longa "Fire and Ice" lançado em 1983.

Muitos dos personagens e a maior parte da história eram criações de Frazetta. O filme provou ser uma decepção comercial, no entanto, uma vez que as imagens fantásticas de Frazetta não podiam ser suficientemente reproduzidas via tecnologia e métodos de animação atuais. Frazetta logo voltou às suas raízes na pintura e nas ilustrações de caneta e tinta.


Hoje, o trabalho de Frazetta é tão altamente considerado que até mesmo esboços incompletos de sua venda por milhares de dólares. Os principais trabalhos comerciais de Frazetta são em óleo, mas ele também trabalha apenas com aquarela, tinta e lápis. Em sua vida posterior, Frazetta tem sido atormentado por uma variedade de problemas de saúde, incluindo uma condição da tireóide que não foi tratada por muitos anos. Recentemente, uma série de derrames prejudicou a destreza manual de Frazetta a ponto de ele ter mudado para desenhar e pintar com a mão esquerda. Ele ainda continua a encontrar uma saída através da escultura e outros meios.

A capa do álbum de estréia de Wolfmother apresenta as pinturas de Frazetta, "The Sea Witch" Frazetta, usadas por vários artistas como capa de seus álbuns. Os primeiros 2 álbuns de Molly Hatchet apresentam "The Death Dealer" e "Dark Kingdom", respectivamente. O segundo álbum de Dust, Hard Attack, apresenta "Snow Giants". Nazareth usou "The Brain" para seu álbum de 1977, "Expect No Mercy". Recentemente, Wolfmother usou "The Sea Witch" como capa para sua estréia auto-intitulada. Wolfmother também usou outras pinturas de Frazetta para as capas de seus singles.

Em 2003, um longa-metragem documentando a vida e a carreira de Frazetta foi lançado, Frazetta: Pintura Com Fogo.

O Sr. Frazetta morreu de derrame cerebral em 10 de maio de 2010, em um hospital perto de sua residência na Flórida.


Esta reportagem foi extraída do site oficial de Frank Frazetta - Conheça o site – CLICANDO >> AQUI <<

Conheça um pouco de sua Arte.











116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
ícone de um telefone
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
ícone de um telefone
chave de boca cruzadas
chave de boca cruzadas
bottom of page