seprator

Storyboard

seprator
services_thumb
 
Presentes em todas as pré-produções de audiovisual – filmes, novelas, animações, etc. – o storyboard consiste em uma série de requadros (normalmente 06 por página) de formatos específicos organizados, interpretando e representando visualmente o roteiro e as visões do diretor, incluindo planos de enquadramento, ângulos e movimentos de câmera, ambientação e iluminação, e tem como objetivo mostrar a toda a equipe o que se espera de cada cena que será registrada.
Os requadros ainda podem ser acompanhados de breves descrições dos acontecimentos da cena, sons ou movimentos que serão necessários.
Como uma das etapas fundamentais, o storyboard é também um intermediário na análise e organização dos equipamentos de filmagem, facilitando os processos.
Atribuída sua criação a George Meliés (1861 – 1938) e posteriormente no formato que utilizamos hoje a Webb Smith (1895 – 1950), o ilustrador ou quadrinista responsável pelo desenvolvimento do storyboard em uma produção deve ser eficiente tanto na interpretação textual quanto na representação da narrativa visual.


Sobre o Curso


O curso/módulo Storyboard do IADC foi desenvolvido para os interessando em aprofundar seus conhecimentos e em atuar neste capo da produção gráfica, desenvolvendo sua intepretação narrativa e suas técnicas de produção.
Propõe também uma introdução ao conhecimento e aos meios técnicos de produção audiovisual assim como suas características específicas.


Objetivo do Curso


O curso/módulo Storyboard do IADC proporcionará ao ingressante a compreensão e experimentação prática das produções de storyboards a partir de estudos e análises de materiais e roteiros.
Durante os 06 meses oferecidos pelo módulo, o ingressante irá adquirir a capacidade ler, analisar e interpretar visualmente roteiros por meio de exercícios práticos, desenvolvendo as habilidades específicas de narrativas visuais e de produção do storyboard e o senso crítico e especificidade em relação aos meios para os quais o storyboard será produzido.


Pré-Requisitos


– Apresentar domínio básico de desenho ou ter concluído o Módulo de Desenho Básico e Curso de Roteiro;
– Preferencialmente acima de 15 anos;
– Dedicação, criatividade, persistência e paixão pela Arte.


Conteúdo Programático

. Storyboard: Origens e Aplicações;
. O desenho;
. Do Texto a Imagem;
. Linguagem e Comunicação Visual;
. Narrativa Visual
. Transposição Textual;
. Transposição de Mídias;



Endereço

Rua Paula Bueno, 639
Taquaral – Campinas -SP
Telefones:
19 3386-4974 /19 02103-9838

Horários

Horários
Segunda a Sexta:
09h00 às 18h00
Sábado:
09h00 às 13h00

Facebook

shape
Todos os diretos reservados - Instituto de Artes Darci Campioti